Implantação da saúde

1.Um pouco da minha visão sobre o Programa saúde da Família

O Programa Saúde da Família (PSF) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), foi implantado pelo Governo  Federal com a finalidade de prevenir doenças e agravos e promover saúde. O novo modelo proposto fez com que a saúde mudasse uma visão antiga, curativa, onde saúde era feita para pessoas doentes, basicamente, quem tem melhores condições de acesso aos serviços de saúde, ou seja aqueles que conseguem chegar ao atendimento, são os que necessitam realmente de tratamento, subentende que aqueles que "não procuram não estão doentes"; esta forma de tratar os doentes fez com que os responsáveis pela saúde tivessem um diagnóstico falso sobre a verdadeira realidade vivida pela população; afinal a saúde é um direito de todo o cidadão.
Com a ampliação do Programa Saúde da Família, muitas regiões que nunca tiveram contato com profissionais da saúde, principalmente na zona rural, passaram a receber periodicamente a visita do Agente de Saúde e a ter contato com médicos, enfermeiros e dentistas. Além de consultas médicas, visitas domiciliares, acompanhamentos e procedimentos de enfermagem, passaram a ser implantados, alguns programas do Governo Federal em muitas Comunidades rurais: SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), oficinas planejamento familiar, HIPERDIA, palestras sobre prevenção de DST’s, entre outros, o acesso a informação e a saúde ficaram mais fáceis.




2. Por que realizar um diagnóstico da situação  dasaúde nas Comunidades de Regência, Areal e Perobas


Vários mecanismos foram criados para informar e armazenar dados precisos sobre os trabalhos realizados pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família.  O Diagnóstico Situacional de Saúde demonstra o perfil das Comunidades e as principais necessidades da área de atuação de uma Equipe de PSF, cada área assistida tem um diagnóstico diferente, as necessidades de cada Comunidade, são específicas daquela região, envolvendo fatores que interferem e diferenciam cada área, como: aspectos históricos e culturais, geográficos, climáticos, políticos, infra-estrutura, acesso, entre outros.
Os dados levantados durante a implantação de uma Equipe de PSF demonstram uma riqueza de conhecimentos e informações, que proporcionam facilidade para o desenvolvimento de estudos que caracterizam cada local.
O Diagnóstico situacional cria um maior envolvimento da Equipe com a Comunidade assistida, pois, norteia as ações a serem realizadas e possibilitam uma avaliação mais concreta das necessidades reais e maiores agravos. Este Diagnóstico foi criado com ajuda de alguns moradores das Comunidades de Regência, Perobas e Areal, após todos os dados serem avaliados ele foi utilizado como uma ferramenta para a criação de um planejamento estratégico para direcionar as ações em saúde desenvolvidas pela equipe do PSF no ano de 2007.

Por: Aline Ribeiro Goulart da Rocha/ Enfermeira da equipe reponsável pela implantação do PSF na área de Regência/ Areal e Perobas