Dados importantes


6. Aspectos geográficos e ambientais da região
 

A principal via de acesso para a área de abrangência da Equipe do PSF Regência/Perobas é pela Br 101 Norte, a 10 km de distância do lado sul da sede do município de Linhares. Ao norte a área faz divisa com o Rio Doce, ao sul faz divisa com o Município de Aracruz e comunidade do Palhal, ao leste com o mar e a oeste com a Br 101 Norte e com o Distrito de Bebedouro. O clima da região em geral é quente e seco, durante todo o ano ocorrem temporais inesperados, principalmente na região Beira Rio, devido as matas da região e a presença do rio o ano todo, porém o período das chuvas e da cheia do Rio Doce ocorre normalmente nos meses de novembro a dezembro, geralmente nesta época do ano as Agentes de Saúde se deparam com estradas intransitáveis e um número grande de Fazendas que ficam isoladas, e famílias ilhadas por inundações, que ocorrem em algumas micro áreas, impedindo o acompanhamento dos pacientes.

Comunidade de Regência: localizada a 58 km de distância da sede do Município, com acesso por estrada de terra, com um total de 294 famílias cadastradas na Vila de Regência e 79 famílias nas Fazendas e na Vila do Areal que fica a 8 km de distância de Regência, com acesso por estrada de terra.
A região assistida pela equipe possui 944 famílias cadastradas, com 3.579 habitantes- (Fonte: SIAB/ relatórios da equipe meses de outubro a dezembro de 2006).
O abastecimento de água é realizado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) somente no Distrito de Regência. O restante da área obtém água sem nenhum tipo de tratamento, através de poços artesianos.
A coleta de lixo ocorre duas vezes por semana, pelo serviço municipal (dados fornecidos pelos moradores da região) no Distrito de Regência e na Unidade de Saúde de Perobas e das Fazendas e casas que se localizam na beira da estrada. Os moradores de Perobas que ficam mais afastados da estrada principal e outras localidades queimam, enterram ou depositam o lixo a céu aberto.
A rede de esgoto não existe em nenhuma das Comunidades, os dejetos são depositados, em sua grande maioria, nas fossas, ou lançados a céu aberto.

 7.Ofertas de trabalho e renda

A taxa de desemprego é alta e as ofertas são poucas. Geralmente, os moradores da região trabalham nas fazendas em colheita de cacau, cuidando do gado, na pesca, nas empreiteiras da Petrobras, Projeto TAMAR e Prefeitura de Linhares. A renda familiar de grande parte dos moradores gira em torno de 1 salário mínimo 96% os outros 4% entre 2 a 3 salários.

Educação
·    Na Comunidade de Regência e Areal temos 263 crianças de 7 a 14 anos cadastradas e 251 freqüentam a escola, que corresponde a 95,43% das crianças cadastradas; e 902 pessoas acima de 15 anos cadastradas onde 748 que correspondem a 82,92% da população cadastrada nesta faixa etária, alegam que sabem ler e escrever;
·     Na Comunidade de Perobas são 392 pessoas cadastradas na faixa etária de 7 a 14 anos, onde 308 estão freqüentando a escola, o que corresponde a 78,57% das crianças cadastradas, e 1470 pessoas cadastradas na faixa etária acima de 15 anos, onde 1059 sabem ler e escrever, o que corresponde a 72% da população.

As escolas de segundo grau ou ensino médio estão na sede do Município de Linhares os adolescentes tem que enfrentar 64km de estrada de terra, e 46 km de asfalto (distância calculada ida e volta) todos os dias, para concluir os estudos, sendo o analfabetismo funcional um dos problemas mais graves da região e um dos fatores que impossibilita o desenvolvimento das famílias e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.
Por: Aline Ribeiro Goulart da Rocha/ enfermeira resposável pela equipe do PSF de implantação da saúde na área de Regência/ Areal e Perobas , Fonte: SIAB/ relatórios da equipe meses de outubro a dezembro de 2006).